Cabelos ressecados e quebradiços - Quimicamente tratados

Eu vejo por ai muitas meninas desesperadas por conta de um cabelo ressecado , quebradiço , poroso por conta de uma química que não deu certo como alisamento , escova progressiva , luzes , coloração.
A primeira coisa que se tem a fazer é NÃO SE DESESPERAR, coisa que é praticamente impossível .
Você precisa ter conciencia de que seu cabelo não aguenta mais nenhum tipo de agressão : Escova, prancha, e qualquer tipo de química.
o que se tem a fazer quando isso acontece é MUUITO TRATAMENTO , e estimular o crescimento dos fios para que se possa o quanto antes retirar a parte estraga com corte.Mas vamos por etapas :
1 ° - Lavagem : Por mais que muitas pessoas dizem que pode - se usar qualquer shampoo , porque é só pra limpeza , isso é mentira, o shampoo é o inicio do tratamento então é muito importante, não é bom que se use um shampoo ruim , estilo detergente , que vai ralando e embolado tudo os fios. Eu recomendo o uso de um shampoo hidratante e nutritivo. Shampoo hidratante são os que contém ativos emolientes, a base de óleos , vitaminas , enfim... os que eu indico são:

Shampoo de mandioca Haskell , Shampoo de andiroba Natura , Shampoo de Óleo de coco Avon.

2°Tratamento : Quando o cabelo está em estado critico  não se pode perder nenhuma lavagem , o indicado é que toda lavagem se faça um tratamento com alguma mascara.Seja ela de hidratação:a base de água , mascaras simples , que prometem brilho , efeito liso , maciez , sedosidade. Nutrição: A base de Óleos , lipídios , manteigas. E também mascaras de Reconstrução , a base de proteínas como queratina , creatina , proteínas do trigo , elastina , colágeno e etc. A cada lavagem se usa uma mascara diferente, começando pela de hidratação , seguido de nutrição e reconstrução.Essa sequencia de Hidratação , nutrição e Reconstrução é o famoso CRONOGRAMA CAPILAR.



3° Condicionador : Pra quem não sabe , é indispensável o uso do condicionador , logo após a mascara de tratamento , para selar as cutículas do cabelo e potencializar o tratamento , dando uma maior durabilidade.E um detalhe use sempre o condicionador da mesma linha do shampoo , isso faz diferença.

4° Umectação: Eu ja expliquei o processo de umectação aqui no blog , mas resumidamente é um banho de Óleo nos cabelos para devolver os lipídios(gordura) que foi retirada com os processos químicos e físicos. Pode se fazer a umectação no dia de nutrição , porque ai já repõe tudo de lipídio que o fio está necessitando.


5° Corte: Se logo após a química as pontas ficaram DAQUELE JEITO  , que nem arame farpado , tente cortar o que puder, eu sei que ninguém gosta de cortar os cabelos , mas gente cabelo cresce, a não ser que tenha algum problema interno, com deficiência de vitaminas mas isso se trata com um médico. Corte nem que for o minimo , é pouco mas já ajuda, e mantenha o corte de dois em dois meses.




6° Crescimento: É sempre bom acelerar o crescimento para que se mande embora logo a parte mais danificada . Faça esfoliação no couro cabeludo ( já expliquei aqui no blog também ) , pode misturar no shampo ampolas de vitamina A , muitas recomendam o monovin A ,mas eu nunca usei então não conheço o resultado. A ampola que eu recomendo é a AROVIT que vende em farmácias mesmo.

7°Leave in  e reparador de pontas: Esses dois produtos são indispensáveis, para proteger os cabelos do sol , do vento da poeira.


8° Cauterização : Não faça Cauterização de primeira , pois o cabelo não aguenta nem ser penteado que dirá pranchado , escovado , e um cabelo não precisa só de queratina que é o que a cauterização repõe precisa da hidratação , da nutrição de todas as proteínas da reconstrução e por fim para selar tudo isso nos fios.


9 ° Queratina líquida : Pode ser misturado a mascara de reconstrução , ou aplicada diretamente nos cabelos logo após o shampoo , e logo após aplique a mascara de reconstrução.A que eu amo e indico é a Queratina da Bio Extratus.




10° Paciência : o Cabelo não vai se recuperar do dia pra noite , mas seguindo esses passos o cabelo já vai ter uma melhora significativa.


Nas fases de hidratação e nutrição pode-se adicionar BEPANTOL liquido vendido em farmácias, adicione 5 ml na porção de mascara que for usar, é vitamina b5 pura , ajuda demais na recuperação dos cabelos.


Bom , então é isso , claro que não tem necessidade de ser esses produtos que indiquei , pode usar o que tiverem em casa, ou o produto que seu cabelo se adapte melhor.Com produtos profissionais os resultados SÃO bem mais rápidos , mas nao é todo mundo que tem tempo ( R$ ) pra comprar ou estar no salão toda semana né? Todos os produtos que citei aqui são encontrados facilmente em perfumaria e casa de cosméticos , então , tá esperando o que pra salvar seu cabelo?O post ficou enooorme , mas eu espero que dê pra entender

Qualquer duvida , sobre em qual fase sua mascara se encaixe (hidratação , nutrição , reconstrução)deixe nos comentários ,e qualquer outra duvida também. Lembrando que qualquer mascara de tratamento se encaixa no cronograma , desde que você use e comprove de que faça bem para seus cabelos

beijo grande e até o próximo post =)

7 comentários:

© Batom e Vaidade | Layout por A Design